domingo, 26 de abril de 2020

Minhas impressões do livro: Penumbrosa


Com a correria do dia a dia, junto as responsabilidades inerentes da vida adulta, fica muito fácil esquecer como é se sentir criança. Maravilhoso é nos sentirmos nostálgicos e alegres ao ler textos que nos remetam à infância. 'Bete Penumbrosa', consegue ser aquele livro infantil que todo adulto deveria ler para se transportar aos bons tempos.

A técnica de escrita utilizada por Cerlos Éldani Davissara, é extremamente envolvente, visto que ele mescla a história de seus personagens com uma narração sua em certos momentos, tornando o conteúdo leve, engraçado e dinâmico.

Bete Penumbrosa é uma menina de dez anos, um tanto diferente das demais crianças de sua idade, já que metade de seu rosto tinha a feição de uma senhora idosa. Seu pai, um homem coberto de muitos pelos, muitos mesmo. Além de ter três tias em uma só, já que elas tinham três cabeças. Enfim, uma família bem inusitada no que diz respeito a aparência. Não há como deixar de mencionar que o clássico filme americano ‘A família Adamms” (1991), vem a memória algumas vezes.

Uma história muito bem construída, sob a perspectiva da jovem garota que foi separada muito cedo de sua mãe. Muito sapeca, Bete se envolve a todo instante em confusões no ambiente escolar, o que deixava seu pai extremamente irado, o qual lhe dava alguns cascudos como forma de punir a jovem.

Em determinado momento, a menina descobre que sua família fora perseguida por um cientista maluco, obcecado por objetos dourados, apaixonado pela mãe de Bete, que se obrigou a fugir quando Bete era mais jovem, para tentar afastar o psicopata.

No entanto, acontecimentos se desenrolam e culminam em uma aventura dentro de sua escola, através de passagens secretas, com direito a monstros e pistas que acabariam no encontro de toda sua família, sequestrada pelo cientista maluco. Foi quando teve que passar por vários testes na tentativa de livrar seu ceio familiar da morte.

Por óbvio, não é prudente revelar as provas que foram impostas para tentar libertar a família Penumbrosa, mas é um fato que o livro em questão mostra ao leitor que é possível ser extremamente criativo na criação de histórias. Cenários, falas, personagens, tudo harmonicamente criado para dar ao enredo um tom de originalidade.

‘Bete Penumbrosa’ é um livro para toda a família, que poderia facilmente virar uma série de desenhos animados para a televisão. A Editora Penalux, mais uma vez, acerta com maestria na escolha de publicação de uma obra tão bonita e divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário