terça-feira, 27 de outubro de 2015

Entrevista de emprego (dicas preciosas).

Em um mundo tão competitivo profissionalmente somos praticamente obrigados a nos destacar, causar uma primeira boa impressão para conquistar a tão sonhada vaga de emprego é imprescindível.  Qual seria a melhor forma de se vestir para essa ocasião? De que maneira expor nossas ideias e objetivos perante o entrevistador? Como se comportar e o que levar nesse dia. Já dizia o ditado: A primeira impressão é a que fica.
A primeira e preciosa dica é: Nunca se atrase! Sempre saia com antecedência de casa e procure chegar de dez a quinze minutos antes no local, pois imprevistos sempre podem acontecer no meio do caminho, desde um congestionamento e até derrubar um café na camisa. Um eventual atraso pode ser visto como irresponsabilidade do candidato à vaga, causando uma primeira má impressão.
Vestir-se de forma profissional pode ser o que chamará a atenção logo de cara, isso vale para ambos os sexos, sempre procurando cores neutras como: Cinza, azul marinho e o preto que nunca te deixará na mão. Tome cuidado com acessórios muito chamativos. Cabelos sempre arrumados e limpos. Mostrar o menos possível do corpo também contará pontos, as mulheres não podem exagerar no decote e nem os homens deixar aquela camisa desabotoada mostrando os pelos do peito.
Pesquisar sobre o local onde se quer trabalhar poderá fazê-lo sair na frente, faça uso da internet, telefone e de pessoas que trabalham no local para conseguir informações, isso lhe preparará para eventuais perguntas a serem feitas na hora da entrevista e questões que o entrevistado também poderá realizar. Estar por dentro do mundo daquela empresa mostrará empenho e interesse, com toda certeza te fará ganhar alguns pontos.
Documentos podem ser solicitados a qualquer momento, portanto ter sempre a mão esses papéis organizados em uma pasta pode causar boa impressão, pois a organização é uma qualidade muito admirada pelas empresas e mostra muito da personalidade de uma pessoa que está sendo avaliada a todo o momento. E não se esqueça de ter sempre consigo currículos extras, papel e caneta para anotar informações importantes que poderão ser dadas.
Seja comunicativo, mas procure não fugir do assunto entrando em áreas que você não domina, ou entrar em assuntos que nada tem haver com a empresa, como coisas de sua vida pessoal são altamente dispensáveis. Falar de menos e somente balançar a cabeça dizendo sim ou não, pode ser um mau indício. Procure se expressar bem no momento apropriado, de preferência quando lhe for perguntado. Se policie na pronuncia do português como: Frases no plural, palavras mais complexas que não tem certeza do significado e uso indevido do gerúndio.
Faça de tudo para colocar em prática todas essas dicas, nunca se esquecendo do primordial, que é olhar dentro dos olhos da pessoa com quem você conversa. Ter tranquilidade sempre, pois na vida nem sempre as coisas dão certo logo na primeira vez, mas é com muita perseverança e dedicação que conquistamos nossos objetivos, portanto use de resiliência quando o assunto for conseguir um emprego. Boa sorte nesta caminhada.
                                                                                      Raphael J. Prestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário