sábado, 3 de agosto de 2019

Minhas impressões do livro: Assovie que virei, história5 de fantasmas


A pergunta que faço logo ao iniciar minha escrita sobre o livro ‘Assovie que Virei – História5 de Fantasmas’, é: “quando teremos o livro 2?”. Pois a genialidade de Montague Rhodes James, mais conhecido como M. R. James, é indiscutível.
O Autor inglês que viveu entre os anos de 1862-1936, teve uma vida acadêmica admirável, em uma das melhores universidades do mundo (Cambridge), especialista em escrever histórias de fantasmas, foi um grande pesquisador e autor de diversas obras. 

                          Sou muito grato por ser parceiro da Editora Penalux, que traz autores renomados, mas muita das vezes desconhecidos em nosso país. Exemplo claro disso, é que pela primeira vez M. R. James é trazido ao Brasil, através dessa editora tão sensível, criativa e humanizada que é a Penalux.
‘Assovie que Virei – História5 de Fantasmas’, contém cinco contos de terror, escritos nas mais diferentes épocas da vida do autor. Me atentarei com mais afinco ao último, que dá nome ao livro.
O Primeiro conto narra a história de um menino, adotado por um primo cheio de mistérios em uma mansão que é rodeada pelo espírito de um casal de crianças. O segundo conto mostra o comportamento estranho de uma mulher ao entrar em contato com determinada árvore; como isso ocorre na época da inquisição, ela é acusada de bruxaria e jogada na fogueira, que ao morrer amaldiçoa seu delator. A terceira história narra a busca de um pesquisador, que chega a um sarcófago na Suécia; esse enredo envolve muitas descobertas, que terão um alto custo. Já o quarto conto mostra dois meninos escoteiros, de uma aparência física semelhante, porém, opostos em personalidade e medos, principalmente quando lhes ocorre o episódio do poço assombrado que os atrai.
Por fim, a história que dá nome ao filme, é simplesmente sensacional, deixando a sensação de que esta merecia ser um livro a parte, pela riqueza de detalhes que o autor traz em poucas páginas. Um professor universitário, que ao chegar um uma pousada para descansar e treinar seu jogo de golfe, se depara com ruínas antigas e descobre um apito, que ao usá-lo atrai acontecimentos estranhos e uma criatura horripilante, que por fim, o ataca.
Definitivamente, este será meu autor de cabeceira, pois seu talento deve ser enaltecido e difundido aqui no Brasil. Espero ansiosamente que muitas outras edições venham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário